segunda-feira, 27 de junho de 2011

Adeus meus principes e princesas

E eis que chegamos ao fim desta caminhada que iniciamos juntos, foi um passeio muito divertido e cheio de boas surpresas.
Começámos com algum receio, eu tinha receio de não vos conseguir levar a voos suficientemente altos e vocês tinham receio de que eu não fosse como a vossa querida anterior professora. E assim foi passinho a passinho lá nos fomos conhecendo:
Andreia Pereira a minha princesa maior que me ensinou que a vida não é fácil e que me mostrou a força que uma menina da sua idade pode ter, com ela aprendi que a vida pode ser fácil e que nunca devemos desistir de ser felizes.
A Andreia Gabi a minha pequenina no início muito envergonhada e insegura mas que acabou por se mostrar muito valente e capaz de tudo.
A Biboca, a minha princesa loura, que primeiro me fustigava com as comparações com a anterior professora mas que no final me mostrou que as professoras, tal como os alunos ou as mães e os pais, não se podem comparar.
A Catarina, a eterna teimosa que amuava a qualquer chamada de atenção mas que aos poucos deixou de o fazer para passar a usar os amuos em seu próprio proveito mostrando ser uma menina não teimosa, mas sim persistente.
O Diogo Esequiel, começámos muito mal, ele achava (a ainda acha) que sabe tudo e que só ele tem razão, e eu (que já não acho) que julgava ser dona de todo o poder para o fazer calar quando eu quisesse, depois começámos a trilhar um caminho cheio de curvas, ora era o lanche partilhado, ora um jogo de computador, ou um texto que devagar liamos juntos...posso dizer que acabamos a viagem muito amigos e espero que o menino teimoso seja sempre um dos meus pequenos amigos.
O Diogo Teixeira, escondido no fundo da sala, sem dar muita confiança mas a precisar às vezes de algum colo a quem dei sempre que pude, cresceu e fez-se um homem.
O Duarte, outro dos meninos que me perscutava com o olhar e de quem muitas vezes recebi olhares de espanto por conhecer as mesmas musicas que ele ou os mesmos jogos, o Duarte ensinou-me que a vida pode ser sempre uma novidade.
O Dom Gonçalo, outro dos principes com quem comecei um bocadinho mal ( no fundo no fundo acho que ele não simpatizava comigo)  mas que adorei conhecer, sempre com a mania de que não sabia matemática mas acabando sempre por ter boas notas, tornou-se autónomo e agora que chegou ao fim a viagem o Gonçalo está mesmo muito mais crescido.
O João Maron, sempre curioso e com muitas dúvidas, mas quase sempre bem disposto e pronto a aprender, sei que será também ele um excelente aluno.
O João Tomás, o meu chinelo como eu lhe chamava às vezes, discutimos, rimos e outras vezes zangámo-nos tanto que quase nem nos falávamos. Mas no final ele mostrou ser um menino querido que sabia exatamente como pedir desculpa e fazer o mais certo.
A Lili a minha princesa frágil, mas que sempre se achava muito crescida, para mim sempre foi a minha pequenina a quem dei colo e mimo e de quem também recebi  muito mimo quando precisei.
A minha Lulu, teimosa mas muito linda e sempre de bem com a vida, mesmo quando esta não lhe sorria, a Lu ensinou-me muitas coisas, a não desistir, a ser positiva e a ter muita força.
A Maria Dani, a pequena Daniela, começou insegura e pouco dada, no entanto cresceu, cresceu, cresceu...e mostrou-me (a mim e a todos) de que com o esforço todos podemos ser muito, e ela é mesmo muito !
O Nunocas o meu grande Nuno, começou sem acreditar mas com muita vontade, primeiro calado e depois já não se calava, queria sempre aprender e aprendeu tudo o que conseguiu, com ele também aprendi a acreditar.
O Samuel, começou por ser o engenhocas, um riso nervoso, de que gostava muito da antiga professora que fazia de outra maneira, mas que depois mostrou ser não só o engenhocas, mas sim um brilhante técnico informático que me apoiou sempre que precisei (às vezes até fora de horas).
O Tigas, começou distante, sem dar muita confiança, sempre na sua, partilhámos saberes e aprendemos muito juntos, terminámos a viagem menos distantes e mais amigos.

A todos eles devo dois bons anos da minha vida, foram anos de muita partilha, crescimento e aprendizagem mutua.
Deixo-vos voar para outras paragens, outro rumos, sejam quais forem os rumos que decidam dar às vossas vidas ,façam com que estes vos tragam sempre felicidade e realização pessoal, nunca desistam de acreditar em vós próprios e naquilo que são capazes de realizar porque com vontade e preserverança tudo conseguimos, e como vocês conseguem !!!

Agradeço também aos pais e mães que me acompanharam e que deixaram que os vossos pequenos e pequenas fossem também um bocadinho meus, sem o vosso apoio nunca teria conseguido chegar tão longe, continuem a ser esses pais presentes e preocupados que sempre foram sem que por isso tenham cortado as asas aos nossos pequenos.

Beijinhos também às colegas do apoio, ao professor José Belarmino, à professora Carla Assunção, à professora Carla Leite, à professora Paula Correia e à professora Alice Chaveiro ( que me deram um apoio "especial"), aos restantes professores da nossa EB1 / JI de Aiana de Cima, à Teacher, ao professor Paulo e ao professor Francisco, às lindas monitoras do ATL (a titi Silvia, a tia Angelina e a Maria ) e também às funcionárias que pela turma passaram (a Catarina, a Maria do Carmo, a Filipa).
Esta turma chegou agora ao fim, o trabalho foi feito mas só com a ajuda de todos é que foi possível.

Joquinhas muito grandes para todos !!!!

A professora Ana Chambel

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar quero agradecer à prof. Ana e aos "nossos" meninos o convite para vos acompanhar na viagem de finalistas. Adorei poder vê-los e matar saudades ao fim de tanto tempo! Aproveito também para salientar o excelente trabalho que desenvolveu ao longo destes 2 anos, possibilitando aos nossos meninos tornarem-se " mentes brilhantes"! Desejo as maiores felicidades e um futuro muito risonho a todos! Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  2. Não sou mãe, mas às vezes sinto-me como tal e no meu papel de mana, quase mãe, gostaria de dar os PARABÉNS à professora pelo trabalho desenvolvido, por todo o incentivo que deu aos seus meninos e ao meu menino!
    Gostei muito do texto que dedicou a todos os alunos. Queria também dar os parabéns a todas as crianças pelo esforço realizado ao longo do ano. Sejam felizes nesta nova etapa que se avizinha.
    Beijinhos grandes para todos!
    Telma Marques

    ResponderEliminar

Jóias para mães valiosas