sábado, 16 de outubro de 2010

O nosso agrupamento está no ar !!

Olá amiguinhos, não se esqueçam de ouvir a emissão da Sesimbra fm no próximo Domingo de manhã porque entre as 10 e as 11 da manhã vai para o ar uma reportagem realizada pelos colegas do clube de rádio do nosso agrupamento.  A não perder !! 

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lendas da Mitologia

Olá pais e amigos !
Aqui estamos nós finalmente com novidades fresquinhas.
Durante este mês estamos a ler um livro muito giro sobre lendas da mitologia grega, aqui fica um resumo da lenda "Jasão e o Velo de Ouro" que foi feito em três partes. Este foi o resultado final dos vários resumos elaborados pelos alunos da turma:


Jasão e o Velo de Ouro


Pélias era um rei mau que roubou o trono de seu irmão chamado Éron. Num belo dia, Éros teve um filho a qum chamou Jasão e mandou-o criar nas montanhas pois assim pensou ficar longe de Pélias.


Jasão foi criado por Quiron, o centauro. Quando Jasão se tornou adolescente, o centauro contou-lhe como era a sua família e aí Jasão disse :


- Quiron, vou reconquistar o trono que pertence a meu pai !


Quiron concordou e deixou-o partir.


Então Jasão partiu e quando chegou à margem de um rio, sentiu uma mão de uma velhinha que lhe disse:


- Ajudas-me a atravessar a corrente ?


E assim foi, a velha subiu aos ombros de Jasão e Jasão quase que se afogou mas conseguiu salvar-se e sair da corrente do rio.


Quando Jasão olhou para velha, ela tinha-se tornado numa deusa chamada Hera que lhe disse:


- A partir de agora vou proteger-te.


- Obrigada deusa Hera – disse o Jasão.


Jasão voltou ao caminho. Quando voltou à cidade foi estranho o olhar que todos lhe lançavam. Só então percebeu que o motivo de olharem assim para ele era porque ele tinha um pé descalço. Mas isso não o impediu de ir ao palácio, por isso pediu para ver o rei Pélias.


Quando Pélias o viu ficou admirado e assustado porque o oráculo o tinha avisado que ele ia ser descoroado por um homem que só calçava uma sandália.


Pélia perguntou:


- O que queres rapaz ?


- Eu sou Jasão, filho de Éron e venho reclamar o meu trono. – disse Jasão.


- Eu vou dar-te o trono, mas com uma condição. Entrega-me o velo de ouro – disse o rei Pélias.


- Está bem – disse Jasão.


O rei disse ainda que Jasão tinha um mês para ir buscar o velo.






(Duarte Costa)






...Jasão confiou a construção do navio ao arquitecto Aargos. O navio acabado foi baptizado de Argo. Depois Jasão mandou espalhar a mensagem e cinquenta heróis acorreram para participar na expedição. Chamaram-lhe Argonautas.


Todos estes guerreiros embarcaram nesta viagem longa à conquisrta do velo de ouro.


Durante a viagem passaram por muitos obstáculos e venceram imensos combates.


Assim que chegaram a uma ilha perto do Mar Negro para interrogarem Fineu, um adivinho muito conhecido, encontraram-no escanzeado e choroso porque por causa das harpias estava a morrer à fome. Os Argonautas lançaram flechas para afastar as hárpias, elas prometeram não voltar a chatear Fineu, para agradecer, Fineu contou-lhes um segredo : que iam encontrar as rochas azuis que prendiam os navios para não morrerem o adivinho disse para lançarem uma pomba quando lá chegássem, se a pomba morresse deviam voltar para trás ou então o barco seria destruído.


Os Argonautas viram as rochas azuis e lançaram a pomba, o barco quase não conseguia ultrapassar este obstáculo mas eles seguiram o seu caminho até à Cólquida, onde estava o Velo de Ouro.


Quando lá chegaram, o rei Éetes propôs vários desafios impossíveis. Ao lado do rei estava a princesa, chamada Medeia que era feiticeira.


Quando estava escuro, Medeia preparou um ungento com poderes mágicos , mas só lho dava com uma condição, se quando ultrapassasse as provas ela teria de ser sua mulher e teria de ir com ele embora, ele aceitou...


(Tiago, Gonçalo)






...antes das provas Jasão untou o corpo com pomada mágica.


Os touros sopravam fogo pelas narinas mas Jasão conseguiu aproximar-se dele e conseguiu atravessar as chamas sem ser queimado, ele agarrou nos cornos dos touros, estes ficaram mansos e Jasão até conseguiu que os touros lavrassem o campo.


O rei Éetes ficou espantado mas estava à espera que ele perdesse a prova seguinte. Chegara ao momento de semear os dentes de dragão, de cada um deles saiu um guerreiro, sem perder tempo, Jasão seguiu o conselho de Medeia e atirou uma pedra para o meio do exército, os soldados acusaram-se e mataram-se uns aos outros.


Perante esta retumbante vitória Eetes ficou verde de raiva, recusou entregar o Velo de Ouro e mandou-o ir buscá-lo junto a uma serpente gigante. Sem perder um instante, Medeia juntou-se ao herói e lançou um feitiço que fez a serpente adormecer.


No regresso, eles ainda enfrentaram muitos perigos tais como as sereias, os monstros marinhos Caríbis e Cila e em Creta os Argonautas tiveram de enfrentar o gigante Talos.


Os Argunautas venceram todos os perigos e Pélias foi forçado a cumprir a sua promessa e Jasão foi coroado rei.










( Samuel, João M.)

Jóias para mães valiosas